Cadernos Patrísticos

14:03 Unknown 3 Comments

A revista Cadernos Patrísticos – Textos e Estudos foi a primeira iniciativa de incremento à Patrística a partir de 2006, ano do seu lançamento, por ocasião do XV Congresso Eucarístico Nacional, realizado de 18 a 21 de maio. Nesse conjunto de ações em favor dos Estudos Patrísticos no Brasil, este periódico é uma espécie de mola propulsora. Passando em resenha seus números publicados, percebe-se que nuances vão se delineando e um ponteiro circular imaginário indica algumas direções de abordagens temáticas.

É oportuno lembrar aqui cada uma das suas seções ordinárias


Lectio Patrum: Além do próprio valor de um texto patrístico original, latim ou grego, comentado, subjaz uma tentativa de chamar a atenção à necessidade do contato com as línguas clássicas, ferramental indispensável às Ciências Patrísticas, de exíguo uso e apreço no sistema acadêmico nacional.

Clássicos da Literatura Cristã Antiga: Este é o espaço de maior abrangência deste periódico, oferecendo aos estudiosos da área uma possibilidade rara de apresentação do resultado de sua pesquisa, e aos leitores a chance de usufruir desse material. É bom lembrar que além de brasileiros, vários autores latino-americanos e alguns europeus prestaram sua colaboração e marcaram presença nesta seção com trabalhos.

Padres e Madres de nossas Igrejas: Conforme tem sido divulgado na contra-capa de vários números, trata-se de um pequeno espaço para divulgar a experiência e o pensamento de homens e mulheres da história recente, com reconhecida iniciativa cristã. O escopo é indicar a vitalidade de uma Tradição em constante renovação. Muito presente nos primeiros números, com o passar dos anos verifica-se, sempre maior dificuldade de garimpagem de artigos sobre ao menos um homem e uma mulher, para comporem esta seção, efetivando essa proposta. Um passo alargado e ousado foi dado quando, em 2009, na comemoração do centenário da criação da Diocese de Florianópolis, foi publicado um tomo exclusivo, baseado nessa experiência, com mais de trinta personagens da história da Igreja local, totalizando quatrocentas exatas páginas, o dobro do número usual. O título não deixa nenhuma dúvida: Proposta para uma Patrologia local – Personalidades da História da Igreja de Santa Catarina.

Efemérides: Como outros periódicos, esta revista, na sua especificidade patrística, abre-se a outras possibilidades de investigação, constituindo-se numa oportunidade a mais de divulgação de trabalhos acadêmicos.

Na prática, percebe-se que, com mais de dez números publicados, experiências vão se somando, ideias vão se aprimorando e solidificando. Uma monografia já constituiu um tomo único, o de número 11, e ora este, de número 12, inaugura uma nova etapa da curta história desta revista, a dos anais dos encontros realizados. Na somatória final, as variações acabam por enriquecer a abrangência de todo esse trabalho e valorizar o carisma que nunca se perdeu: Estudos Patrísticos.

Na sequência, o leitor encontrará o elenco dos títulos publicados e uma sucinta apresentação de cada número com o respectivo índice devidamente identificado. Lacunas percebidas na periodicidade denotam uma dificuldade de manter um trabalho como este nas condições reais em que se desenvolve.


Sete volumes de novembro de 2006 a maio de 2013

3 comentários:

  1. Bom dia, como faço para comprar a assinatura do Caderno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, era para ter um cupom de pedidos aqui pelo site, mas não o encontro.
      Você pode escrever para o email: abepatri@gmail.com informando seu nome; telefone e endereço para eles e informando quais os números da revista você quer. Parece-me que os volumes 1 e 2 estão esgotados.
      Um abraço

      Excluir
  2. Enviei um e-mail a alguns meses, mas não houve resposta. Que pena são cadernos interessantes!

    ResponderExcluir