Nossa marca

17:52 Unknown 1 Comments

ABEPatri (Associação Brasileira de Estudos Patrísticos). O seu próprio nome serve de base à sua logomarca, que, para além de um mero distintivo, pretende refletir sua missão. A forma de livro aberto é uma asserção de que a Patrística tem como instrumento de trabalho sobretudo um patrimônio literário. Se a reconhecida Tradição oral desempenhou, nos primórdios do cristianismo, um valor determinante, a sua expressão escrita tem o mérito de difundir amplamente esse tesouro garimpado ao longo dos séculos.

Sedimentado nessa proposta gráfica, esse livro aberto, convida à leitura, ao conhecimento e à difusão dessa riqueza (depositum fidei) da Tradição cristã. Idealizando um ícone, mostra-se repartido proporcionalmente em duas cores de forte significação.

O vermelho, na sua intensidade e força, porta a ideia do divino, presença de Deus. O azul, por sua vez, o humano, alvo dessa palavra escrita. De modo mais perceptível, essa meta encontra no mapa do Brasil o lugar concreto onde essa missão patrística acontece. O seu contorno geográfico em tom degrade, sempre em azul e vermelho, sugere um processo gradativo rumo à intensidade. Se a delineação cartográfica restringe o espaço dessa ação, a abertura do livro, por sua vez, sugere uma abrangência maior, atingindo, idealmente e em primeiro lugar, a vizinhança latino-americana. Enfim, o branco, expressão do religioso, simples e belo, inconfundível e inequívoco na sua mensagem, compõe quatro letras cristofóricas.

 Todavia não se pode impor limites a esse trabalho, e a sua universalidade é significada nas duas letras, inicial e final, do alfabeto grego, A (alfa) e W (omega), encravadas nas extremidades superiores desse livro. Como em outros símbolos religiosos – círio pascal, por exemplo – significam Jesus Cristo ontem e hoje, princípio e fim. Ele também aparece nas letras iniciais gregas R (ró) e c (khi), do seu nome Cristo,j (Christós).

De fato, essas duas letras entrançadas, popularmente interpretadas como Px, também são reconhecidas como símbolo do Cristo, palavra encarnada do Pai. Colocadas assim, ao centro das páginas, em vermelho e azul, representam essa mediação humano-divina. A sua dimensão alongada e vertical pode, ainda, levar a vislumbrar uma cruz plantada no seio desta que um dia já foi chamada Terra de Santa Cruz!

Um comentário:

  1. Desejo comprar alguns volumes do caderno, como faço para adquiri-los
    Os volumes são? volume IV numero 7 e Volume III número 6.

    ResponderExcluir